Objetivo

O Laboratório de Dinâmica dos Oceanos (LABDINO) está vinculado à Coordenadoria Especial de Oceanografia do CFM/UFSC, dando suporte às atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSC na área física das ciências do mar.

A principal área de concentração é em Oceanografia Física (área de conhecimento CNPq 1.08.02.00-2), incluindo sua interface com as áreas de Meteorologia (1.07.03.00-4), Aproveitamento de Energia (3.05.01.00-8), Saneamento Ambiental (3.07.04.00-6) e Recursos Hídricos (3.07.01.00-7).

O laboratório também fornece suporte e trabalha em colaboração com outros grupos de pesquisa das áreas de Oceanografia Biológica, Geológica e Química (1.08.04.00-5, 1.08.01.00-6, 1.08.03.00-9).

O LABDINO foca seu esforço de pesquisa na observação, investigação e modelagem de processos que ocorrem desde regiões costeiras até o oceano profundo. São quatro linhas de pesquisa principais:

  • Dinâmica de Processos de Larga Escala. Observação e modelagem de processos de meso- escala (102 km) a larga escala (103 km), incluindo a circulação oceânica e previsão global de ondas de superfície (wind waves).

 

  •  Dinâmica da Plataforma Continental. Estudo de processos ocorrentes na plataforma continental (101 a 102 km), incluindo a dinâmica de correntes, ondas, marés, frentes, plumas, ressurgências e a física da poluição marinha. Análise e interpretação de dados. Modelagem numérica de processos.

 

Imagem: NASA.

  • Dinâmica de Estuários, Lagunas e Baias. Oceanografia física de sistemas costeiros (10 m a 10 km) sobre influência direta continental, incluindo processos de transporte e dispersão. Investigação de processos relacionados a poluição estuarina, qualidade de água e transporte de sedimentos.

 

Imagem: NASA.

  • Recursos Energéticos Renováveis. Investigação de energias renováveis do ambiente marinho, como a energia eólica offshore, energia de marés, energia de ondas, energia térmica oceânica. Modelagem, avaliação dos recursos, otimização energética, estudo de impactos ambientais e complementaridade com outras formas de energia.

Imagem:  Repower, Pelamis, SeaGen, Projeto Coriolis (Charlier e Justus , 1990).

Essas quatro linhas de pesquisa buscam o entendimento de processos físicos que ocorrem desde águas costeiras, incluindo os estuários e baías, até a plataforma continental e o oceano profundo. As pesquisas do laboratório inserem-se numa perspectiva de estudos que contemplam as múltiplas escalas espaciais e temporais relevantes, muitas vezes investigando a influência de processos de larga escala em fenômenos locais.

As atividades do laboratório têm o objetivo de formar recursos humanos especializados e pesquisas que subsidiem um melhor entendimento e gestão sustentável dos Oceanos.