Finalizados

Variabilidade da Pluma do Amazonas no Atlântico Tropical (Projeto VARPLUMA, CNPq).

Descrição: Este projeto estudou o comportamento da pluma do Rio Amazonas e de águas frescas do Giro da Guiné no Oceano Atlântico Tropical através de resultados de modelos, dados hidrográficos, dados de boias meteorológicas e imagens de satélite. Três produtos de modelagem OFES, HYCOM e C-GLORS foram avaliados. Dados de cruzeiros hidrográficos históricos do Navio Meteor (TACE) e das boias meteorológicas do programa PIRATA foram combinados com imagens satelitárias do sensor SMOS. A análise do conjunto de informações possibilitou a descrição sazonal e interanual da formação de bandas zonais de baixa salinidade.

Período: 2014-2018.

Coordenador: Felipe M. Pimenta. Integrantes: Antonio Fetter, Fernando Ribeiro, Julia Biscaia. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq 486381/2013-7).


Heterogeneidade Espaço Temporal da Linha de Costa e do Substrato Plataformal Adjacente a Ponta Negra, Natal, RN (Projeto SOS-Ponta Negra, CNPq)

Descrição: O projeto SOS Ponta Negra teve por objetivo avaliar a heterogeneidade espaço temporal da linha de costa e do substrato adjacente à Natal, RN em uma praia atualmente sob intensa erosão costeira. Dados de corrente foram obtidos na plataforma continental interna para investigar os processos de circulação e transporte, dando subsídio a projetos de engenharia costeira e exploração de sedimentos marinhos para a recuperação de praias.

Período: 2013-2015.

Coordenadora: Helenice Vital (UFRN). Integrantes: Felipe M. Pimenta, Fernando Ribeiro. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Avaliação dos Recursos Eólicos por Satélite (Projeto AREESAT, FAPERN)

Descrição: O Projeto Avaliação dos Recursos Eólicos Energéticos por Satélite (Projeto AREESAT) investigou um dos recursos geofísicos renováveis com maior potencial de exploração e desenvolvimento futuro: a Energia Eólica em alto mar ou Energia Eólica offshore. Combinando dados remotos de satélite com dados de bóias meteorológicas, dados batimétricos e informações técnicas sobre turbinas eólicas, os recursos eólicos foram contabilizados por faixas de profundidade ao longo da costa. Parte importante dos objetivos referiu-se ao mapeamento dos recursos para regiões mais favoráveis ao desenvolvimento.

Período: 2012 – 2015.

Coordenador: Felipe M. Pimenta. Integrantes: Allan Rodrigues Silva, Arcilan Trevenzoli Assireu, Vinicio de Souza e Almeida, Mario Pereira da Silva, Ewerton Cleudson de Souza Melo, Marco Ianniruberto, Francisco Alexandre da Costa, Arthur Gerard Quadros de Souza, Hugo Nunes. Financiador: Fundação de Apoio a Pesquisa do RN (FAPERN).